Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A REPRESENTAÇÃO 3D INTERATIVA EM DESIGN DE EMBALAGEM: ANÁLISE DE PLATAFORMAS 3D PARA VISUALIZAÇÃO / INTERACTIVE 3D RENDERING IN PACKAGING DESIGN: ANALYSIS OF 3D PLATFORMS FOR VISUALIZATION

 

Resumo

O Design de embalagens, devido ao crescimento do consumo, tem ganhado relevância nos meios de produção e pesquisa. Nesse contexto, vem se popularizando o uso da representação 3D, através de plataformas de mídia interativas, tornando-se fundamental a identificação das potencialidades dessas novas mídias de visualização e representação interativas para os processos de Design. Assim, este trabalho busca estabelecer uma aproximação e um diálogo entre o Design e as interfaces de representação 3D, a partir de uma abordagem de análise exploratória e descritiva, sob o ponto de vista da interatividade, do fluxo de trabalho e dos elementos formais que compõem a geração de objetos de representação 3D. Desta forma será possível oportunizar aos Designers, um instrumento de pesquisa que os auxilie na produção técnica e científica, buscando um maior aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Design. Para estruturação da análise utilizou-se a abordagem conceitual de Gui Bonsiepe, que através de Patterns Audiovisuais, propõe uma aproximação teórica entre o Design e as mídias, atualizando o discurso retórico-visual, pela análise dos fenômenos de mídia e sob a ótica e métodos do Design. O objeto de estudo foi uma análise comparativa entre plataformas de visualização 3D utilizando uma representação de embalagem, como parâmetro de investigação. A embalagem escolhida foi de uma empresa de alimentos, que faz parte do maior grupo produtor independente de suínos do Brasil. Com o auxílio do instrumento, foi possível atingir os objetivos propostos relacionados à análise comparativa dos fenômenos visuais e interativos de plataformas 3D interativas.

Palavras-chave: design de embalagens; representação 3D interativa; patterns; mídia.

 

Abstract

The Design of packaging, because the growth of consumption, has gained relevance in the means of research and production. In this sense, the use of 3D representation has been popularized through interactive media platforms, making it fundamental to identify the potential of new interactive visualization and representation media for Design processes. The aim of this work is to establish a connection between Design and 3D representation interfaces, using an analytical, exploratory and descriptive approach. It studies the point of view of interactivity, workflow and the formal elements that make up the generation of objects of 3D representation. In this way it will be possible for professionals to have a research tool that assists in the technical and scientific production, seeking an improvement of professionals in Design areas. Using the concept proposal of Gui Bonsiepe, which through Audiovisual Patterns, pursuit a theoretical approach between Design and the media, updating the rhetorical-visual discourse, the analysis of the media phenomena under the optics and methods of Design. The object of study was a comparative analysis between 3D visualization platforms using a packaging representation as a parameter of investigation. The packaging chosen was the food company, which is part of the largest independent swine breeding group producer in Brazil. With the support of the instrument, it has reached the proposed objectives related to the comparative analysis of the visual and interactive phenomena of interactive 3D platforms.

Keywords: packaging design; interactive 3D rendering; patterns; media.

Autores

Berenice Gonçalves; Gilson Braviano e Joe Wallace Cordeiro

Baixe o Arquivo Completo