Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A REALIDADE AUMENTADA NO AUXÍLIO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DESCRITIVA / AUGMENTED REALITY TO AID THE LEARNING PROCESS OF DESCRIPTIVE GEOMETRY

Resumo

A Realidade Aumentada (RA), na qual o conteúdo virtual é perfeitamente integrado com cenas do mundo real, é uma importante ferramenta para difusão de informações em diversas áreas do conhecimento. Com a ascensão de dispositivos móveis capazes de produzir Realidade Aumentada, o vasto potencial da ferramenta começou a ser explorado. Este trabalho apresenta um aplicativo para o sistema Android que permite visualizar elementos tridimensionais em RA, que serve como uma ferramenta que auxilia na compreensão de sólidos e projeções de Geometria Descritiva (GD), por alunos de Engenharia, Arquitetura e Design. O aplicativo possui seis exemplos desenvolvidos no HyperCAL3D, um programa 3D concebido especialmente para auxílio ao processo de ensino-aprendizagem de GD, para ser utilizado tanto pelos professores, na criação de exercícios e exposição de conteúdo, como pelos alunos, na solução de problemas e na visualização dos processos de forma interativa. Os resultados demonstram a viabilidade e o potencial do uso da RA no processo de aprendizagem da GD, pois permitem uma interação extremamente avançada frente aos métodos tradicionais.

Palavras-chave: geometria descritiva; realidade aumentada; objeto de aprendizagem.

 

Abstract

Augmented Reality (AR), in which virtual content is seamlessly integrated with real-world scenes, is an important tool for spreading information across diverse areas of knowledge. With the rise of mobile devices capable of producing Augmented Reality, the tool’s vast potential began to be explored. This work presents an application for the Android system that allows visualization of three-dimensional elements in RA, which serves as a tool that assists the understanding of solids and projections of Descriptive Geometry (DG) by students of Engineering, Architecture and Design. The app has six examples developed in HyperCAL3D, a 3D program designed especially to aid the DG teaching-learning process. For use by teachers, as an exercise creation and content exposure, as well as for the students, aiding in problem solving and in the visualization of processes interactively. The results demonstrate the viability and potential of the use of AR in the learning process of DG, as they allow an extremely advanced interaction compared to traditional methods.

Keywords: descriptive geometry; augmented reality; learning object.

Autores

Gustavo Luiz Dos Santos Dewes, Fábio Gonçalves Teixeira e Rodrigo Antônio Marques Braga

Baixe o Arquivo Completo