Revista Educação Gráfica

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A REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL PARA A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO ARTESANATO DE TRADIÇÃO / AUGMENTED REALITY AND VIRTUAL REALITY FOR THE CONSERVATION OF THE CULTURAL HERITAGE OF TRADITIONAL CRAFTS

 

Resumo

O artesanato e sua transcendência no desenvolvimento de tradições e conhecimentos autóctones, possui claras demonstrações do patrimônio cultural da humanidade. Contudo, as dinâmicas do mercado globalizado que permeiam a cultura e que se sustentam em cenários de modernização e inovação, fazem com que as práticas artesanais – especialmente as de tradição – enfrentem dificuldades em acompanhar tais transformações. Por outro lado, as rápidas mudanças na ciência e tecnologia impulsionam o desenvolvimento digital, permitindo a exploração de novos cenários para a salvaguarda, a herança e o desenvolvimento contemporâneo do artesanato de tradição. O objetivo desta pesquisa é, a partir de uma revisão sistemática de literatura, apresentar e discutir algumas das possibilidades que as tecnologias digitais baseadas em realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) podem trazer para a proteção do patrimônio cultural inerente ao artesanato de tradição. Foram encontradas diferentes aplicações destas tecnologias em contextos diversos, podendo-se afirmar que ambas apresentam potencial para colaborar com a construção de novas experiências, conectando a tradicional produção artesanal ao contemporâneo uso de dispositivos digitais para a promoção e preservação dos saberes relacionados a estas produções.

Palavras-chave: patrimônio cultural; artesanato; realidade virtual; realidade aumentada.

 

Abstract

Handicraft and its transcendence in the development of indigenous traditions and knowledge, has clear demonstrations of the cultural heritage of humanity. However, the dynamics of the globalized market that permeate culture and that are sustained in scenarios of modernization and innovation, make craft practices – especially those of tradition – face difficulties in keeping up with such transformations. On the other hand, rapid changes in science and technology drive digital development, allowing the exploration of new scenarios for the safeguarding, heritage and contemporary development of traditional crafts. The objective of this research is, based on a systematic literature review, to present and discuss some of the possibilities that digital technologies based on virtual reality (VR) and augmented reality (AR) can bring to the protection of the cultural heritage inherent in the handicraft of tradition. Different applications of these technologies were found in different contexts, and it can be said that both have the potential to collaborate with the construction of new experiences, connecting traditional craft production to the contemporary use of digital devices for the promotion and preservation of knowledge related to these productions.

Keywords: cultural heritage; craftsmanship; virtual reality; augmented reality.

Autores

Gustavo Gomez Marino, Antonio Carlos Sementille, Paula da Cruz Landim e Carolina Vaitiekunas Pizarro

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