Resumo
O presente artigo apresenta a pesquisa da produção nacional independente de histórias em quadrinho (HQs) no ambiente das redes sociais online. Pretende-se compreender as transformações da linguagem e produção, nas etapas específicas de divulgação e distribuição, bem como as possibilidades contemporâneas de colaboração com os leitores/usuários, levando em consideração o capital social das redes sociais e as consequentes possibilidades econômicas, de acordo com os conceitos definidos por Bourdieu, Putnam e Granovetter, já explorados por Recuero no contexto da internet. Para observar o meio de produção independente de HQs, dois artistas brasileiros foram escolhidos como estudo de caso: Luiza de Souza e Eric Han Schneider, na medida em que ambos produziram HQs no momento da pesquisa feita para o presente artigo em gêneros diferentes, de locais fora do eixo Rio-São Paulo e utilizando diferentes estratégias de publicação, em razão da escolha de uso de diferentes redes sociais, e diferente foco e objetivo das comunicações com o público.
Palavras-chave: arte e tecnologia; HQs independentes; redes sociais online; capital social.
Abstract
This article presents the research of the independent national production of comics in the environment of online social networks. It is intended to understand the transformations of language and production, in the specific stages of dissemination and distribution, as well as the contemporary possibilities of collaboration with readers/users, considering the social capital of social networks and the consequent economic possibilities, according to the concepts defined by Bourdieu, Putnam and Granovetter, already explored by Recuero in the context of the internet. To observe the independent production of comics, two Brazilian artists were chosen as case studies: Luiza de Souza and Eric Han Schneider, as both produced comics at the same time the research was carried out for this article in different genres, from different places outside the Rio-São Paulo axis and using different publishing strategies, due to the choice of use of different social networks, and different focus and objective of communications with the public.
Keywords: art and technology; independent comics; online social network; social capital.
Autores
Cecília Wolochn Schell e Luisa Angélica Paraguai Donati
Baixe o Arquivo Completo