Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A PRÁTICA PROJETUAL ACADÊMICA NA FABRICAÇÃO DE MODELOS DE PRODUTOS IMPRESSOS EM 3D E O DESIGN ERGONÔMICO / THE PROJECT ACADEMIC PRACTICE IN THE MANUFACTURE OF 3D PRINTED PRODUCT MODELS AND ERGONOMIC DESIGN

Resumo

Este artigo objetiva relatar as experiências vivenciadas por meio do componente curricular Estágio Supervisionado em Design, na disciplina de Ergonomia e projeto de produto, do Curso Superior de Design da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Descrevemos a prática e as opiniões dos alunos, quanto a fabricação de modelos de produtos produzidos através da impressora 3D. O método de pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, entrevistas abertas, observação in loco, e após a tabulação e à análise dos dados. Através dessa experiência notamos que o bom acabamento e a precisão do formato final dos modelos impressos são unânimes, porém, há dificuldades na manipulação do software e no fechamento do arquivo para posterior impressão. Quanto a Ergonomia, ela se fez presente, mas, não houve nenhuma metodologia do Design Ergonômico como norteadora. Esse cenário mostra que em projetos do Design de natureza acadêmica, impressão 3D e Ergonomia ainda têm potencial a ser desenvolvido.

Palavras-chave: ensino de design; ensino de gonomia; estágio supervisionado; impressora 3D; modelagem; prototipagem.

 

Abstract

This article aims to relate the experiences lived through the curricular component Supervised Stage in Design, in the discipline of Ergonomics and product design, of the Superior Course of Design of the Federal University of Maranhão – UFMA. We describe the practice and opinions of students as to the making of product models produced through the 3D printer. The research method was based on bibliographic review, open interviews, on-site observation, and after tabulation and data analysis. Through this experience we noticed that the good finish and precision of the final format of the printed models are unanimous, however, there are difficulties in handling the software and in closing the file for later printing. As for Ergonomics, it was present, but there was no methodology of Ergonomic Design as guiding. This scenario shows that in design projects of academic nature, 3D printing and Ergonomics still have potential to be developed.

Keywords: design teaching; ergonomics teaching; supervised internship; 3d printer; modeling; prototyping.

Autores

Paula dos Santos Maia e Lívia Flávia de Albuquerque Campos

Baixe o Arquivo Completo