Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A PERCEPÇÃO VISUAL, VISANDO A CONTINUIDADE GRÁFICA NA REPETIÇÃO MODULAR DO DESIGN DE SUPERFÍCIE

Resumo

Este artigo narra, a partir de experiências vivenciadas em sala de aula, a utilização da percepção visual na busca pela solução de um problema básico de repetição modular, consubstanciado pela ausência de continuidade nos elementos que configuram o design de superfície. Embora Wong (1998) saliente a abordagem intuitiva e a abordagem intelectual como diferentes parâmetros para construção de composições visuais, elencamos as duas como participantes do mesmo enfoque, onde a solução do problema é iniciada a partir da estimulação sensorial.

Palavras-chave: design de superfície; módulo; repetição; percepção.

 

Abstract

This article narrates from experiences in the classroom, the use of visual perception in the search for the solution of a basic problem of modular repetition, embodied by the lack of continuity in the elements that shape the design surface. Although Wong (1998) approach emphasizes the intuitive and intellectual approach as different parameters for building visual compositions, we list both as participants in the same focus, where the solution starts from the sensory stimulation.

Keywords: surface design, module; repetition; perception.

 

Autores

Andréa Camargo; Tercia Valfridia Lima Nunes; Roberto Alcarria do Nascimento e Aniceh Farah Neves

Baixe o Arquivo Completo