Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO A PARTIR DO USO DE UM MODELO DE GESTÃO VISUAL DE PROJETOS: ESTUDOS DE CASO EM CURSOS DE DESIGN / USER PERCEPTION TOWARD THE USE OF VISUAL PROJECT MANAGEMENT MODEL: CASE STUDIES APPLIED IN DESIGN COURSES

Resumo

Este artigo apresenta a avaliação de estudantes de design quanto ao uso do Modelo de Gestão Visual de Projetos na prática de projeto de design em duas instituições de ensino. O modelo foi aplicado de forma similar como estudo de caso em uma turma de cada uma das instituições de ensino. Os questionários apresentavam estrutura equivalente, mantendo idênticas as questões centrais, variando apenas terminologias institucionais no texto de apresentação. Optou-se por não aglutinar ou comparar dados entre as turmas, pois os estudos de caso foram aplicados e os dados coletados em espaço e tempo distintos. Os resultados demonstram a aplicação do modelo nos dois casos e expõem as percepções dos estudantes enquanto usuários do modelo. Notou-se, tanto pelos estudos de caso quanto pela avaliação dos usuários, que o modelo auxilia na compreensão, visualização e interação durante o processo de desenvolvimento de projetos. Observou-se, também, que as ações conjuntas de gestão visual estimulam a participação dos diferentes membros da equipe e promovem uma maior integração entre as várias etapas de projeto, trazendo mais agilidade ao processo.

Palavras-chave: modelo de gestão; modelo de gestão visual de projetos; gestão visual; desenvolvimento de projetos, pesquisa de percepção do usuário, prática de projeto.

 

Abstract

This paper presents the evaluation of the Visual Project Management Model in the design practice by design students from two educational institutions. The model was applied in a similar way as a case study for one design class from each institution. The overall structure of the applied questionnaires was the same, keeping the same core questions and changing some words from the presentation text to meet the institution terminologies. Data from the two groups were not combined neither compared as the space and time for each cases study were not the same. Results demonstrate the model application for both cases and present the student perceptions as users of the model. It was noted in both the case studies and in the user evaluation that the model improves comprehension, visualization and interaction during the project development process. It was also noted that the visual management joint actions stimulate participation among the team members and promote a greater integration between the project stages, bringing more flexibility to the process.

Keywords: management model; visual project management; visual management; project development, user perception survey, design practice.

Autores

Júlio Monteiro Teixeira, Eugenio Andrés Diaz Merino, Deise Albertazzi Gonçalves e Marcelo Gitirana Gomes Ferreira

Baixe o Arquivo Completo