Revista Educação Gráfica

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A PERCEPÇÃO DO PÚBLICO QUANTO AOS ELEMENTOS DO DESIGN DE MODA: UM ESTUDO COMPARATIVO / THE PUBLIC’S PERCEPTION AS TO THE ELEMENTS OF THE FASHION DESIGN: A COMPARATIVE STUDY

 

Resumo

Os elementos do design de moda são utilizados no desenvolvimento de produtos de vestuário. Assim, para planejar e criar uma coleção de moda é necessário manter harmonia na composição desses elementos, a fim de que todas as peças de vestuário contenham coerência e valor agregado. Neste sentido, o objetivo do artigo é avaliar se os designers de moda, formados e atuantes na área, reconhecem subjetivamente os elementos de design de moda presentes nas coleções. Como uma medida comparativa, a pesquisa também foi aplicada a um grupo de não designers, totalizando 84 respondentes, 38 designers e 46 não designers. A análise de dados foi feita por meio da técnica multivariada denominada Escalonamento Multidimensional, e evidenciou que ambos os grupos obtiveram respostas semelhantes na maioria dos aspectos. Contudo, o grupo de designers apresentou conhecimento sobre os elementos do design de moda, quanto à identificação de similaridade entre os modelos apresentados, enquanto os não designers utilizaram critérios subjetivos para considerar a similaridade entre os modelos. Os dois grupos reconheceram e agruparam os elementos linha e cor, mas os elementos textura e silhueta não foram percebidos de maneira tão evidente.

Palavras-chave: design de moda; elementos do design; análise multivariada; escalonamento multidimensional.

 

Abstract

The elements of fashion design are used in the development of clothing products. Thus, in order to plan and create a fashion collection, it is necessary to maintain harmony in the composition of these elements, so that all garments contain consistency and added value. In this sense, the objective of the article is to assess whether fashion designers, trained and active in the field, subjectively recognize the elements of fashion design present in the collections. As a comparative measure, the survey was also applied to a group of non-designers, totaling 84 respondents, 38 designers and 46 non-designers. Data analysis was performed using the multivariate technique called Multidimensional Scaling, and showed that both groups obtained similar responses in most aspects. However, the group of designers presented knowledge about the elements of fashion design, regarding the identification of similarity between the models presented, while the non-designers used subjective criteria to consider the similarity between the models. Both groups recognized and grouped the elements line and color, but the elements texture and silhouette were not perceived so clearly.

Keywords: fashion design; design elements; multivariate analysis; multidimensional scaling.

Autores

Thiago Varnier, Daiane de Lourdes Toledo, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Ricardo Triska e Gilson Braviano

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