Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A PERCEPÇÃO DO DESIGN DE IDENTIDADE VISUAL DE MARCAS / THE PERCEPTION OF VISUAL IDENTITY DESIGN OF BRANDS

 

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar de que maneira os elementos estéticos de identidades visuais das marcas se relacionam aos sentidos do receptor no que diz respeito à percepção visual. Tal relação acontece por meio dos valores estéticos da marca sob a ótica do usuário, e varia de acordo com o repertório e os valores e crenças pessoais que este carrega consigo. De maneira resumida, pretende-se compreender a configuração dos elementos que compõem a identidade visual de uma marca e a relação que buscam estabelecer com os usuários. Para tanto, iniciamos abordando a estética das marcas, como as marcas surgiram, até os dias atuais, em que assumem enorme importância a ponto de proporcionar experiências afetivas e emocionais. Os elementos visuais que compõem a marca são explicitados para, em seguida, tratarmos da percepção estética pelos usuários. Exemplos de marcas consagradas são citados no decorrer do trabalho para compreensão dos aspectos teóricos mencionados.

Palavras-chave: design, identidade visual; estética; percepção visual; marca

 

Abstract

This article aims to analyze how the aesthetic elements of visual identities of brands relate to the receptor senses with regard to visual perception. This relationship happens through the aesthetic values ​​of the brand from the perspective of the user, and varies according to the repertoire and the personal values ​​and beliefs that this carries. Briefly, we intend to understand the configuration of the elements of the visual identity of a brand and the relationship that seek to establish with users. Therefore, we started addressing the aesthetics of brands, how such brands appeared, to the present day, they assume great importance as to provide affective and emotional experiences. The visual elements of the mark are set to then treat the aesthetic perception by users. Examples of established brands are cited in the course of work for understanding of the theoretical aspects mentioned.

Keywords: design, visual identity; aesthetics; visual perception; brand

Autores

Vitor de Castro Fernandes e  Gilbertto Prado

Baixe o Arquivo Completo