Revista Educação Gráfica

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A NATUREZA DAS EMOÇÕES EM PRODUTOS

Resumo
A emoção é fundamental para as relações do indivíduo consigo e com o mundo exterior. O interesse sobre a emoção na interação indivíduo-produto intensificou-se nos últimos anos no Design. Os novos desafios buscam a adequação do entorno artificial às necessidades emocionais dos indivíduos, uma vez que os aspectos tangíveis têm sido estudados há mais tempo. Ao considerar as emoções em produtos surge a questão de sua natureza. Neste sentido, o presente trabalho propõe verificar se as emoções evocadas por humanos e por produtos são da mesma natureza. Para tal realiza-se uma investigação bibliográfica, mapeando evidências que contribuam para compreensão do fenômeno emoção. A estratégia adotada foi, em primeiro, distinguir as emoções de outros estados afetivos; em seguida, apresentar diferentes perspectivas de estudo; apresentar bases para distinção das emoções entre si; e mostrar aproximações com outras áreas de estudo que revelem características importantes sobre a emoção.
Palavras-chave: Design, Emoção, Interação, Ciências Cognitivas, Modelos.

Abstract
Emotions are fundamental to human relations with oneself and with the exterior world. Interest in emotional aspects of human-product interaction has been intensified in recent years in Design. The new challenge approaches the artificial environment adequacy to human emotional needs, since tangible products aspects have been studied for a long time. Considering product emotions raises the matter of its nature. Accordingly, this paper proposes to verify whether the emotions evoked by humans and by products have the same nature. In this sense, it presents a bibliographical survey of the emotion phenomenon. The adopted strategy was, at first, distinguish emotion from other affective states, then, present different study perspectives, provide bases for the distinction between emotions, and finally show connections with other research areas that reveal important characteristics of the emotion.
Keywords: Design, Emotion, Interaction, Cognitive Sciences, Models.

Autores

Sérgio Henrique Prado Scolari João Fernando Marar

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