Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A MODULARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE DESIGN PARA A COMPOSIÇÃO DA NARRATIVA GRÁFICA / MODULARITY AS A DESIGN STRATEGY FOR THE COMPOSITION OF GRAPHIC NARRATIVE

 

 Resumo

Este artigo apresenta, a partir de desdobramentos em uma pesquisa de mestrado na área de design sobre quadrinhos e fragmentos da memória, o caminho na busca pela elaboração de um projeto gráfico para uma página de história em quadrinhos. Com base na observação da maneira que os elementos que compõem sua linguagem se articulam e do modo que se relacionam e modificam o espaço, pretende-se investigar como a simplificação das estruturas e a organização de linhas e quadros interferem na percepção e no percurso do olhar durante o processo de leitura dessa página. Após a análise de obras que passaram por alterações em relação ao formato original, experimentações gráficas e o estabelecimento de diferentes níveis de relações entre a definição de um layout e essas linhas e quadros, a modularidade surge como um possível caminho para as adaptações da HQ em diferentes meios. Flusser (2018), Groensteen (2015), McCloud (2005) e McLuhan (2007) fornecem cabedal teórico para o estudo.

Palavras-chave: história em quadrinhos; layout; design; leitura; modularidade.

 

Abstract

This article presents, from developments of a research for a master’s degree in Design on comics and fragments of memory, the course of the search for the elaboration of a comic book page graphic project. Based on observations of the way the elements that compose their language are articulated and the way they relate and modify the space, we intend to investigate how the structures simplification and the lines and frames organization interfere in the perception and in the looking route during the process of that page reading. After the analysis of works that have undergone modifications compared to the original format, graphic experiments, and the establishment of several relations levels between the definition of a layout and these lines and frames, modularity appears as a possible mean for comics adaptations in different medias. Flusser (2018), Groensteen (2015), McCloud (2005) and McLuhan (2007) are the authors that provide theoretical background for this study.

Keywords: comics; layout; design; reading; modularity.

Autores

Carlos Felipe Luvizotto e Gisela Belluzzo Campos

Baixe o Arquivo Completo