Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A MARCA ENQUANTO REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA CIDADE

Resumo
Este artigo pretende apresentar uma reflexão sobre a problemática da criação de uma marca de identidade visual associada a uma cidade ou lugar bem como as contribuições do design enquanto disciplina projetual que garante o desenvolvimento visual da identidade de um local como resultado de um processo de investigação. Fala-se da problemática inerente ao facto da cidade ser um espaço público em constante transformação, da importância da sua história, cultura e valores como fatores essenciais a estarem presentes na sua identidade. Este estudo encontra-se no âmbito da tese de doutoramento em design que tem como objectivo final a criação de uma imagem que identifique e projete Alcântara como um lugar, simultaneamente, de memória e de futuro na cidade-capital de Lisboa. Para tal apresenta-se o levantamento e investigação em curso sobre a História e património tangível e intangível de Alcântara, que a tornam num sítio com carácter, diferenciador e único, que urge preservar e divulgar.
Palavras- chave. Identidade urbana, patrimônio, história, design

Abstract
This article presents a reflection about the problem of creating a visual brand identity associated with a city or place and contributions of projectual design as a discipline that ensures the development of the visual identity of a place as a result of an investigation and as the problem inherent in the fact the city is a public space in constant transformation, the importance of measurement in its history, culture and values as essential to attend the construction of their identity. This study is in the doctoral thesis in design that aims to create a final image that identifies design and Alcantara as a place both memory and future in the capital city of Lisbon. To this end we present the survey and ongoing research into the history and tangible and intangible heritage of Alcantara, which make it a place with character, distinctive and unique, it is urgent to preserve and disseminate.

Keywords: urban identity, heritage, history, design

 

Autores

Cátia Sofia Tiago Duarte Rijo

Baixe o Arquivo Completo