Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A MAQUETE FÍSICA: INSTRUMENTO DE ENSINO / THE PHYSICAL MODEL: TOOL FOR TEACHING

Resumo

O artigo apresenta o processo e os resultados da pesquisa iniciada no Ateliê de Maquetes e Modelos do CES/JF. A compreensão espacial do terreno – superfície topográfica -, tem sido um constante desafio que integra disciplinas de representação gráfica, projeto arquitetônico e topografia. No sentido de colaborar com o ensino deste conteúdo interdisciplinar, as autoras investiram esforços na elaboração de uma maquete física de cunho didático. O objetivo é apresentar o processo de elaboração de tal maquete, assim como seu resultado. Acredita-se que a divulgação deste material pode vir a colaborar para novas criações, favorecendo, por consequência, o ensino. Como estratégia metodológica, destacam-se dois referenciais: (i) suporte teórico acerca dos temas circundantes – geometria cotada, superfície topográfica, maquetes de arquitetura e representação gráfica; e, (ii) ensaio prático – experimentações em Ateliê. Os resultados obtidos convergem para o potencial desta maquete física como ferramenta didática de auxílio ao ensino de questões espaciais, em específico, a superfície topográfica e sua representação gráfica.

Palavras-chave: maquete de estudo; maquete de topografia; geometria cotada; ensino em arquitetura e urbanismo.

 

Abstract

This article presents the process and the results of the research which was developed in the Atelier of Scale Models of CES/JF. The spatial understanding of the landscape is a challenging topic which aggregates different subjects, such as graphic representation, architectural design and topography. In order to contribute with a better comprehension of this topic, the authors of this paper built a didactic scale model. The aim is to present both the elaboration process and the result of the scale model. It is thought that the divulgation of this material may collaborate to new creations, which can also benefit the teaching of topography. The references of the methodology are: (i) theorical support of related subjects – geometry quotes projections, topography surface, architectural scale models and graphic representation; and (ii) practical test – experimentation in atelier. The obtained results indicate that this scale models is an useful tool in teaching topographic surface and its graphical representation.

Keywords: conceptual model; topography model; geometry quotes projections; teaching architecture and urbanism.

Autores

Aline Calazans Marques e  Aline de Barros Pimenta

Baixe o Arquivo Completo