Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A LINGUAGEM DA GRAVURA EM METAL COMO PROCESSO DE PENSAMENTO VISUAL

Resumo
O artigo trata do processo técnico-poético que envolve a linguagem da gravura em metal e suas implicações como parte de um pensamento visual. Tem como objetivos a reflexão e discussão das posturas que envolvem a atividade gráfica e a necessidade da continuidade entre o pensar e o fazer, aplicados ao contexto do ensino e aprendizagem da arte da gravura. Justifica-se por entender que o ambiente da oficina de gravura repleto de equipamentos, prensas e ácidos pode levar o aprendiz-gravador a supervalorizar os aspectos técnicos e não se dedicar a um pensar poético. É resultado das experiências e pesquisas da autora como gravadora e professora de gravura. Os procedimentos metodológicos para coleta de dados foram, a pesquisa documental, bibliográfica e relatos de experiência de gravadores e aprendizes. Os resultados apontam para a necessidade constante de esclarecimentos e conscientização dos aprendizes quanto às especificidades da linguagem gráfica.
Palavras-chave: gravura em metal; linguagem gráfica; pensamento visual; ensino e aprendizagem da gravura.

Abstract
The article studies the technical process, which involves the poetic language of engraving on metal and its implications as part of a visual thinking. It aims at reflecting and discussing the postures involving the graphic activity and the need for continuity between thinking and doing, applied to the context of teaching and learning the art of engraving. It is justified because of the belief that the environment of the engraving workshop is full of equipment, presses and acids and might lead the apprentice-engraver to overvalue the technical aspects and not focus on a poetic thinking. It is the result of the authors’ experiences and researches as an engraver and teacher. The methodological procedures for collecting data were the documentary research, literature and reports on the writers and apprentices’ experiences. The results indicate the need for clarification and awareness of apprentices on the specifications of graphic language.
Keywords: engraving on metal, graphic language, visual thinking, teaching and learning engraving

Autores

Regilene A. Sarzi-Ribeiro

Baixe o Arquivo Completo