Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A INTERDISCIPLINARIDADE NA BUSCA DE UMA ESTRATÉGIA NO ENSINO DO DESIGN

Resumo
O profissional formado pelo Curso de Desenho Industrial do CEFET-RS atua na área de projeto gráfico e de produto. Na área de produto, a disciplina de Modelos e Maquetes trabalha com o desenvolvimento de projetos e aplica uma metodologia integradora. Os alunos trabalham com projetos próprios sobre temas variados e pré-definidos. Estes projetos envolvem várias etapas desde a apresentação de croqui cotado até justificativa. Entre as várias técnicas destaca-se o empilhamento com acabamento que integra diversas disciplinas como geometria descritiva, desenho geométrico, desenho técnico, computação gráfica e outros. O trabalho tem apresentado excelentes resultados pois através da interdisciplinaridade verifica-se a aplicação prática dos conhecimentos e estimula-se os alunos na aprimoração de seu potencial técnico-criativo.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade , Empilhamento, Modelos e Maquetes, Design e Competências.

Abstract
The professional that the course of Design formed in CEFET-RS actuates in grafich project area and product project area. In product project, the subject of Models and Maquetes intends to develop projects and apply the integration methodology. The students work with varied and predetermined personal projects. These projects envolve many steps: they start with na presentation of sketch with measure and finish with a justification. Many techniques are important. One of the most it is piled up that integrates many subjects like: description geometry, technical drawing, geometric drawing, grafich design and others. The result has been excellent because through relationship verify the pratice apply of knowledges and stimulated students in to improve our technic and creation potencial.
Keywords: Subject relationship , Piled up, Models and Maquetes, Design, Competence

Autores

Stela Maris de Souza Stein Claudia Campos Ribeiro

Baixe o Arquivo Completo