Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE DESIGN NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MOMENTO HISTÓRICO E O MODELO ADOTADO

Resumo
Este artigo se propõe a analisar as relações entre o perfil do ensino adotado no Brasil nos primeiros cursos de desenho industrial e as necessidades da indústria nacional incipiente nas décadas de 1950 e 1960. A implantação dos cursos de design em nível superior no Brasil – e portanto, o início da atividade do desenho industrial como profissão relativamente sistematizada e reconhecida no país – confunde-se cronologicamente com a própria consolidação da indústria de bens de consumo do Brasil. O estudo das implicações desta ligação pode contribuir para um entendimento sobre a relação entre academia e indústria no Brasil contemporâneo.
Palavras-chave: design; história; ensino.

Abstract
This paper aims at analyzing the relationship between the educational profile adopted in early Brazilian schools of industrial design and the demands of the incipient industry in the 1950’s and 1960’s. The implementation of superior design courses in Brazil and the beginning of industrial design activity as a recognized and systematized relatively profession in the country is chronologically confused with the consolidation of the Brazilian industry in the 60’s itself. The studies on the implications of this connection can contribute for a better understanding of the relationship between Academy and industry in contemporary Brazil.
Keywords: Design; History; Education.

Autores

Bruno Montanari Razza Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother José Carlos Plácido da Silva Luis Carlos Paschoarelli Roberto Alcarria do Nascimento

Baixe o Arquivo Completo