Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A IMAGEM NA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE COMPARATIVA DE PROJETO GRÁFICO E NARRATIVA VISUAL EM LIVROS-IMAGEM / THE IMAGE IN CHILDREN’S LITERATURE: COMPARATIVE ANALYSIS OF GRAPHIC DESIGN AND VISUAL NARRATIVE IN PICTURE-BOOKS

 

Resumo

Este artigo discute o papel da imagem na construção e recepção de histórias para o público infantil, trazendo dois livros-imagem selecionados dos autores consagrados Angela Lago e Roger Mello, Outra Vez (1984) e A Pipa (1997) respectivamente, como objetos de análise comparativa, assim como exemplificar a importância do projeto de design integrado à narrativa para construção destas obras. Por meio dos procedimentos metodológicos estabelecidos por Sophie Van der Linder em Para Ler o livro Ilustrado (2011) e a estrutura do storytelling em Super Histórias no Universo Corporativo de Joni Galvão (2015), foram investigados os aspectos formais do livro, referentes ao projeto gráfico e a narrativa visual, percebendo-se que diferenças na diagramação, estilos de ilustração, composição e encadeamento de ações dos personagens nestes livros implicam em percepções diversas de movimento, tempo e espaço nestas histórias, sendo todos esses aspectos dependentes de uma concepção conjunta nesses aspectos no design de livro-imagem.

Palavras-chave: livro-imagem; projeto gráfico; narrativa visual; storytelling; design de livro.

 

Abstract

This article discusses the role of images in the construction and reception of stories for children, using two image books selected by renowned authors Angela Lago and Roger Mello, Outra Vez (1984) and A Pipa (1997) respectively, as objects of analysis. comparative, as well as exemplifying the importance of the design project integrated into the narrative for the construction of these works. Using the methodological procedures established by Sophie Van der Linder in Para Ler o Livro Ilustrado (2011) and the storytelling structure in Super Histórias no Universo Corporativo by Joni Galvão (2015), the formal aspects of the book were investigated, referring to the graphic design and visual narrative, realizing that differences in layout, illustration styles, composition and chain of actions of the characters in these books imply different perceptions of movement, time and space in these stories, all of these aspects being dependent on a joint conception in these aspects in picture book design.

Keywords: picture-book; graphic project; visual narrative; storytelling; book design.

Autores

Nicole Fernanda Gouveia dos Santos e Gustavo Orlando Fudaba Curcio

Baixe o Arquivo Completo