Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A ILUSTRAÇÃO DE LIVRO INFANTIL: ANÁLISE DE SEUS DIFERENTES ESTILOS E COMPOSIÇÕES

Resumo
O objetivo deste trabalho foi a pesquisa para apresentação de algumas diretrizes de ilustração em livro infantil de maneira a proporcionar uma melhor assimilação e compreensão do conteúdo, considerando-se a importância desta às crianças em sua fase de pré-alfabetização. Para tal, fez-se primeiramente um estudo teórico a respeito do panorama histórico da literatura infantil e de sua ilustração, bem como do desenvolvimento da criança na fase já descrita. Feito isto, foram selecionados doze livros compostos por diferentes tipos de ilustrações e diagramações, realizando-se posteriormente uma análise a respeito destas imagens quanto a sua disposição e composição. Concluída a análise verificou-se se estas características se encontravam de acordo com as levantadas a respeito da percepção da criança na sua fase de pré-alfabetização. Com base nesses dados, identificaram-se as eventuais falhas que possam vir a prejudicar o entendimento da informação a ser transmitida para a criança, apresentando-se, por fim, o indicativo para possíveis soluções destas.
Palavras-chave: Design; Ilustração; Livro; Programação Visual.

Abstract
This study aims at presenting some patterns of illustration in children’s books that could promote a better assimilation and understanding of the book contents by the child, considering how important they are for the children in their pre-literacy period. To do so, a theoretical study analyzing the historical aspects of children’s literature and their illustrations, as well as the children’s development during the aforementioned period, was made. Twelve books were selected and analyzed according to different kinds of illustrations and diagrams presented. After this analysis, the characteristics of the books were compared to the aspects of the children’s perceptions, emphasizing what is really important for these readers. Based on this, faults that could damage the understanding of the contents were detected, and finally, possible solutions for these faults were presented.
Keywords: Design; Illustration; Book; Graphic Design.

Autores

Luciana Oshiro Milton Koji Nakata

Baixe o Arquivo Completo