Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO E APRENDIZADO DA CLASSIFICAÇÃO DE PARALELOGRAMOS

Resumo

A presente proposta metodológica proporciona aos professores e alunos uma vivência diferenciada com a Geometria, gerando oportunidade de experimentar a matemática com o intuito de estabelecer as relações necessárias entre o uso da tecnologia e o conteúdo de Geometria no 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática. Através dos resultados obtidos com a utilização de softwares de Geometria Dinâmica, na disciplina de matemática, nos faz acreditar que seu uso contribui para o processo de ensino e aprendizado, pois almejamos uma educação diferente da que tivemos, uma vez que desejamos que nossos alunos utilizem suas inteligências para resolver e criar problemas, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem.

Palavras-chave: Expressão Gráfica; Tecnologia; Ensino da Matemática.

 

Abstract

This methodological proposal provides teachers and students a different experience with geometry, creating the opportunity to experience mathematics in order to establish the necessary relationships between technology use and the content of Geometry in the 6th grade of elementary school, in the subject of Mathematics. Through the results obtained with the use of Dynamic Geometry software in the discipline of mathematics, assure that it contributes to teaching and learning, since we wish different education from what we had, since we want our students to use their brains to solve and create problems, making them the protagonists of their learning.

Keywords: Graphic Expression; Technology; Mathematics Teaching.

Autores

Magali Vieira da Silva Anderson Roges Teixeira Góes Heliza Colaço

Baixe o Arquivo Completo