Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A EXPRESSÃO GRÁFICA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA / GRAPHIC EXPRESSION IN CHILDREN’S LEARNING IN EARLY CHILD EDUCATION: A PEDAGOGICAL INTERVENTION

 

Resumo

O presente artigo contempla pesquisa realizada com o objetivo de investigar como a Expressão Gráfica, por meio do desenho e do modelo físico, contribui com a aprendizagem das crianças na educação infantil. A natureza da pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com vinte e uma crianças de três e quatro anos, de uma turma do Pré I de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba. O processo de intervenção pedagógica utilizou como recursos metodológicos o Espaço de Brincar e a Expressão Gráfica. As práticas realizadas possibilitaram o desenvolvimento da criatividade, imaginação e fantasia, por meio de diferentes linguagens. Após a análise, foi possível perceber o desenho e o modelo físico, como possibilidades de recursos para aprendizagem na educação infantil, que ampliam, fortalecem e desenvolvem as potencialidades e protagonismo das crianças nas diferentes vivências, desenvolvendo autonomia, criatividade, imaginação, faz de conta, oralidade, aspectos que contribuem para a aprendizagem na educação infantil.

Palavras-chave: educação infantil; espaço de brincar; expressão gráfica; desenho; modelo físico.

 

Abstract

This article contemplates research carried out with the aim of investigating how Graphic Expression, through drawing and physical model, contributes to children’s learning in early child education. It had a qualitative approach, of the pedagogical intervention type, with twenty-one children aged three and four, from a class of a Child Education Center in the city of Curitiba. The pedagogical intervention process used as methodological resources the Play Space and Graphic Expression. The practices carried out enabled the development of creativity, imagination and fantasy, through different languages. After the analysis, it was possible to perceive the drawing and the physical model, as possibilities of resources for learning in early child education, which expand, strengthen and develop the potential and protagonism of children in different experiences, developing autonomy, creativity, imagination, pretend, orality, aspects that contribute to the learning in early child education.

Keywords: early child education; play space; graphic expression; drawing; physical model.

 

Autores

Francisca Martins de Gois e Anderson Roges Teixeira Góes

Baixe o Arquivo Completo