Revista Educação Gráfica

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A EVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO GRÁFICA NOS PRODUTOS GRÁFICOS DE COMUNICAÇÃO DA MARCA CULTURAL FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE

Resumo

O propósito deste artigo é discutir acerca da evolução no tratamento dado a informação gráfica que compõe a mensagem visual expressa por meio de produtos gráficos utilizados no processo de divulgação da marca cultural Festival de Dança de Joinville, o maior festival de dança do mundo em número de participantes segundo o Guiness Book (2005), evento que começou com foco regional e hoje tem reconhecimento internacional. Para o seu desenvolvimento, partiu-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, com análise dos produtos gráficos impressos e digitais coletados do referido evento dentro de 04 edições (2008-2011), buscando identificar como e por que se deu esta evolução e que consequências trouxeram ao processo de comunicação e identificação da marca cultural Festival. Por meio de análise feita do material gráfico coletado percebe-se um amadurecimento no que diz respeito ao evento, refletindo-se na busca pela construção de uma marca gráfica que fosse tão forte quanto o nome Festival de Dança de Joinville, e a necessidade de se buscar construir também uma identidade visual entre todos os seus produtos gráficos de comunicação, impressos e digitais.

Palavras-chave: comunicação; informação; design gráfico; linguagem visual; marca cultural.

 

Abstract

The purpose of this article is to discuss about the developments in the treatment of graphical information that makes up the visual message expressed through graphics products used in the process of delivering Festival de Dança de Joinville cultural brand, the largest dance festival in the world in participants numbers, according to the Guinness Book (2005), an event that began with a regional focus and now has international recognition. For its development, through a bibliographic, documental and exploratory research, with analysis of the collected print and digital graphic products of that event within 04 editions (2008-2011), to identify how and why these changes occurred and what consequences brought to the process of communication and identification of Festival cultural brand. Through analysis of the graphic material collected a maturing perceives with respect to the event, reflected the quest for building a brand that was as strong as the name Festival de Dança de Joinville, and the importance of seeking also build a visual identity among all your communication graphic products, print and digital.

Keywords: communication; information; graphic design; visual language; cultural brand.

 

Autores

Amanda Machado Zwirtes e Richard Perassi Luiz de Sousa

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