Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A contribuição da tipologia na formação da identidade visual de um produto: análise das embalagens de sabonetes

Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de análise das embalagens de diferentes marcas de um produto de um mesmo gênero, observando particularmente a aplicação da tipologia no design gráfico dessas embalagens e sua contribuição na formação da identidade visual das mesmas. Abordagens desse gênero são ainda pouco exploradas no meio científico, sendo que qualquer discussão depende de uma análise direta do objeto. A partir da observação do design gráfico de sete embalagens de sabonetes, analisando particularmente a forma de aplicação da tipologia e sua relação com os demais elementos gráficos que compõem a identidade do produto, constatou-se que o desenho do tipo é um dos elementos determinantes para o estabelecimento da identidade visual de um produto.
Palavras-chaves: design gráfico, identidade visual, embalagens.

Abstract
This article presents a graphical analysis of packing from products of the same sort and different marks, observing particularly the typology application in this type of graphical project and its contribution to the visual identity of the same ones. There are few of this kind of boarding in scientific publications, because any study depends on a direct analysis of the object. From the comment of the graphical design from seven different soap packing, analyzing particularly the typology application and its relation with the identity of the product, it was evidenced that the drawing of the type is one of determinative elements for a product visual identity.
Keywords: graphic design, visual identity, typology, packing.

Autores

Herika de Oliveria Angeluti Jane Moraes Juliana Maria Glasser Luís Gustavo Bueno Geraldo Marcelo Mariano Dias Renata Christina de Oliveira Luis Carlos Paschoarelli

Baixe o Arquivo Completo