Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A CIANOTIPIA COMO EXPRESSÃO VINCULADA AO DESIGN GRÁFICO CONTEMPORÂNEO: O PASSADO PRESENTE / CYANOTYPE AS AN EXPRESSION LINKED TO CONTEMPORARY GRAPHIC DESIGN: THE PAST PRESENT

 

Resumo

A contemporaneidade se estrutura como um período complexo pela integração entre setores, sistemas, ambientes, objetos, seres, áreas do conhecimento e períodos históricos. Nessa configuração, estruturas concretas e simbólicas são relativizadas, noções de tempo e distância mostram-se menos rígidas e fronteiras menos intransponíveis, de modo que mesmo aquilo que é dessemelhante e anacrônico coexiste e se mistura. Sendo assim, verifica-se uma oportunidade de resgatar técnicas gráficas que estejam em algum estado de obsolescência como linguagem associada à atividade projetual do design gráfico contemporâneo. Nessa investigação, o método de revelação fotográfica da cianotipia, que se encontra comercialmente obsoleto, é estudado como um meio imagético com potencial para ser vinculado e aproveitado de maneira mais profunda pela prática do design, principalmente quando hibridizado a outros elementos. Desse modo, esta pesquisa tem o intuito de estabelecer o estado da arte da cianotipia como expressão relacionada ao design gráfico contemporâneo, a partir de uma investigação sobre como ela vem sendo utilizada na atividade projetual.

Palavras-chave: cianotipia; design gráfico contemporâneo; hibridismo.

 

Abstract

Contemporaneity is structured as a complex period due to the integration among sectors, systems, environments, objects, beings, areas of knowledge, and historical periods. In this configuration, concrete and symbolic structures are relativized, notions of time and distance become less rigid and borders are less insurmountable, so that even what is dissimilar and anachronistic coexists and mixes. Thus, there is an opportunity to recover graphical techniques that are in some state of obsolescence as a language associated with the contemporary graphic design activities. In this investigation, the cyanotype method of photographic processing, which nowadays is commercially obsolete, is studied as an imagetic medium that can potentially be linked and used in a deeper way in design practice, especially when hybridized with other elements. Thus, this research aims to establish the state of the art of cyanotype as an expression related to contemporary graphic design, based on an investigation into how it has been used in design activity.

Keywords: cyanotype; contemporary graphic design; hybridity.

Autores

Ciro Bortolucci Baghim e Fernanda Henriques

Baixe o Arquivo Completo