Revista Educação Gráfica

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A ANTROPOMETRIA NO DESIGN DE MODA: DA REPRESENTAÇÃO BIDIMENSIONAL AO USO TRIDIMENSIONAL

Resumo
Ao longo da evolução da moda, houve a inserção da ergonomia nos projetos de vestuário e a preocupação em atender as necessidades do corpo humano. Contudo, devido aos diversos modelos antropométricos existentes na sociedade, uma mesma vestimenta pode tomar diferentes representações visuais, ou seja, cada modelo de roupa se reprojeta de acordo com cada indivíduo. Percebe-se assim a necessidade da moda adaptar-se ao corpo e não o contrário, como ocorre com frequência, pois a imagem do vestuário projetada pelo designer é alterada a cada suporte que este produto de moda ganha. O mesmo ocorre com o corpo, que se remodela a cada vestuário. Assim, a indumentária reescreve a imagem do corpo a cada troca de roupa, ocorrendo o mesmo com a vestimenta a cada troca de corpo. A comunicação entre este e sua roupa é bastante claro, mas é necessário questionar se o mesmo ocorre durante o processo de criação e execução do vestuário para o corpo. Este artigo visa abordar a necessidade do designer de moda entender a antropometria humana como representação gráfica do produto de moda, considerando a tridimensionalidade do corpo durante o processo bidimensional do produto, além do constante ato de se reprojetar entre corpo e vestuário.
Palavras-chave: design de moda, corpo, antropometria e expressão gráfica.
Abstract

Throughout the fashion evolution, there was the inclusion of ergonomics in the design of clothing and the concern in attending the needs of the human body. However, due to the various existing anthropometric models in society, the same dress can take different visual representations, that is, each type of clothing is projected according to each individual. at this point we find out the need of fashion to adapt the body and not the contrary, as occurs with more frequency, as often occurs because the clothes image thought for designer is modified to each support that this fashion product earns. The same occurs with the body that is remodeled to each piece of clothing. thus, clothing rewrites the image of the body at each change of clothing, and the same happens to the exchange of clothing for each body. The communication between this and your clothes are pretty clear, but we must ask whether the same occurs during

The process of creating and running apparel for the body. This article aims to address the need of the fashion designer to understand the human anthropometry and graphical representation of fashion products, considering the dimensionality of the body during the two-dimensional product, besides the constant act of redesigning between body and clothing.

Keywords: fashion design, body, anthropometry, and graphic expression.

Autores

Simone Thereza Alexandrino Maffei Marizilda dos Santos Menezes

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